domingo, março 12, 2006

Somos ricos mas muito estúpidos


O Francisco Braz Teixeira diz que a economia não está boa. Eu discordo.
A economia são números e se olharmos para eles percebemos que a economia está boa, está mesmo muito boa.Só uma economia de muito boa saúde é que aguentava um estado que a estrangula todos os dias com os dedos bem apertadinhos à roda do pescoço. Vejamos:

As receitas totais do Estado são 61 677 mil milhões de euros o que dá 6 167 euros por portugues. 103 contos mês por português. Quer dizer que um casal com tres filhos , se apenas se cobrasse os impostos e os distribuissem por cada português , recebia 515 contos por mês.

Quer dizer que esse tal casal devia receber em serviços do Estado 515 contos por mês se a despesa fosse igual à receita.
Mas como o total da despesa (orçamentada, porque já sabemos que o defice é o dobro e portanto a despesa não vai ser 65 674 mas sim 69000) é 65674 devia cada portugues receber em serviços do Estado 6567 euros anuais 110 contos mensais) e a tal familia devia receber 550 contos por mês em serviços do estado.

Os economistas dizem que nós gastamos mais do que consumimos - mas não é verdade : nós compramos é mal - somos burros - Compramos todos os meses gato pelo preço da lebre.

Tudo isto quer dizer que somos ricos, mas muito estúpidos. Somos tão estúpidos que nem percebemos ainda que somos ricos. Somos tão estúpidos que compramos gato por lebre e ainda apludimos quando aumentam o preço do gato como foi o recente aumento de impostos e taxas .
FM


fm

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É só preciso a 4ª classe. O Estado recebe 61 677 milhões de euros.
A dividir por 10 milhões de portugueses dá 6 167 euros/ano. 103 contos mês por português. Quer dizer que um casal com tres filhos , se apenas se cobrasse os impostos e os distribuissem por cada português , recebia 515 contos por mês.

12:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home